Você sabe o que é e como o feedback ajuda a transformar as relações na sua empresa? Então este artigo é para você! Confira na matéria de hoje do blog da SoCiente Consultoria.

 

 

O que é um Feedback?

O Feedback é uma ferramenta efetiva para a genuína relação de ajuda. É realizado através de avaliação oferecida geralmente ao colaborador como resposta na forma de estímulo. Seu principal objetivo é proporcionar a ele um melhor entendimento sobre o seu comportamento e como este foi interpretado ou recebido.

Assim, o feedback pode ser visto como um meio de comunicação focado no aprendizado constante e melhor desenvolvimento profissional. Porém, se não for feito da forma assertiva, de nada adianta. Quando feito corretamente, focado no desenvolvimento e gerido por pessoas preparadas e capacitadas, torna-se uma grande oportunidade para construir um ambiente saudável.

 

Quais são os tipos de feedback?

Existem alguns tipos de feedback que podem ser adotados dependendo do objetivo.

 

Feedback Construtivo

 

O Feedback Construtivo aborda comportamentos e atitudes que geraram impactos negativos que precisam ser trabalhados. Nestas situações, pode ser feita uma abordagem que mostre a ele um caminho para melhorar.

  • Quando um colaborador tem uma atitude impulsiva ou destemperada;
  • Quando o gestor percebe a queda de motivação em seu colaborador.

 

Feedback Positivo

 

O Feedback Positivo já tem o objetivo de elogiar uma atitude de um profissional ou um comportamento que teve um impacto positivo. Ele mostra ao colaborador que a empresa gostaria que ele repetisse essa atitude. Dar o feedback positivo é detalhar a ação do colaborador para que ele entenda quais são os pontos fortes do seu trabalho. Portanto, mesmo que seja uma atitude simples, mas que tenha tido um impacto grande, elogie!

  • Mencionar exemplos reais, vividos pela pessoa avaliada. É fundamental que o avaliado entenda do que se trata esse feedback;
  • Quando o colaborador bateu a meta de vendas estabelecidas pelo gestor no mês e foi também elogiado por um cliente;
  • Quando o colaborador é participativo nas reuniões de equipe e contribui com ideias e cases de sucesso.

 

Feedback Formal

 

O Feedback Formal é baseado em metas e acordos. É aquele tradicional, onde o gestor convoca seu liderado para uma reunião. Nela são apresentados os pontos que devem ser reforçados e aqueles que devem ser corrigidos.

Geralmente esse tipo de avaliação de desempenho é aplicada em intervalos de tempo em uma frequência pré-determinada. Portanto, é uma avaliação completa a respeito do cumprimento das metas e dos objetivos propostos em relação às regras e prazos da empresa.

 

Feedback Informal

 

Já o Feedback Informal é baseado nas percepções e observações do momento, aplicado no dia-a-dia, de forma contínua. Pode ser executado a qualquer hora, dependendo da vontade dos envolvidos. Vale reforçar que o Feedback Informal alimenta o processo do Feedback Formal.

O líder geralmente pode utilizar esse tipo de retorno frequentemente, mantendo o funcionário motivado e focado em se tornar mais produtivo.

 

Importância do feedback para a empresa e colaboradores

Considerando que a empresa é constituída por pessoas com perfis diferentes, precisa estar atenta para que todos atendam às necessidades. Por esta razão o feedback é tão importante: ele ajuda a organização a fazer de sua equipe cada vez mais qualificada e que o produto ou serviço seja cada vez melhor.

O mercado já recebe muito bem o feedback de seus clientes, pois entende a importância para a competitividade da empresa. Porém, é preciso que essa cultura também seja aceita de forma bem aberta dentro das organizações.

 

Quais os benefícios do feedback para o colaborador?

É hora de falar detalhadamente sobre as vantagens do feedback para os seus colaboradores. Confira quais são os benefícios para a sua equipe:

  • gera maior proximidade entre gestor e colaborador;
  • confere mais confiança para o profissional, trazendo segurança ao saber que pode contar com a ajuda do seu líder para melhorar seu desempenho;
  • é um alerta para o colaborador aprimorar suas habilidades ou tomar conhecimento sobre comportamentos negativos;
  • reduz o turnover na empresa, uma vez que a equipe tem chances de melhorar o seu desempenho e o meio de produção, demonstrando ao líder que está ao seu lado;
  • o colaborador tem a possibilidade de melhorar seu posicionamento, recebendo instruções personalizadas;
  • solidifica a relação com seu funcionário e faz da empresa um local melhor para se trabalhar, propiciando um ambiente melhor, uma vez que a empresa mostra a sua empatia, colaboração e cuidado com os seus profissionais.

 

Quais são as vantagens para os gestores?

Confira agora os benefícios do feedback para os gestores:

  • equipe mais alinhada com as metas da empresa;
  • melhora de produtividade da equipe;
  • profissionais mais motivados;
  • diminuição de gastos com desligamentos de colaboradores;
  • retenção de talentos;
  • gestores mais atentos ao que acontece ao seu redor, identificando corretamente os problemas e os corrigindo com assertividade.

 

Feedback não é um julgamento. Muito pelo contrário. Um verdadeiro e genuíno feedback convida os interlocutores a suspenderem o julgamento e lidarem com fatos. Muitas vezes quando não estruturado de forma assertiva, pode desencadear situações extremamente constrangedoras nas organizações. Quer saber mais sobre o assunto? Adquira a Palestra A arte do Feedback e entre em contato com a Márcia Andrade e a SoCiente Consultoria.