Você não tem se sentido DESAFIADO (A) em suas atividades? Ou os desafios estão EXIGINDO DEMAIS de Você? Está insatisfeito (a) com seu momento profissional e sente que precisa buscar mudanças? Conheça a Trilha para a Jornada de Carreira no artigo de hoje da SoCiente.

A vida é coisa engraçada, disse o poeta. Quem nunca se viu sendo obrigado a ir a lugares quando criança, por conta de “não ser dono do próprio nariz”? Quando os pais levavam a casa de algum parente ou a eventos que não era exatamente o que desejávamos. “Ah, mas quando chegar a fase adulto, ninguém vai me obrigar a fazer o que não quero”. Será mesmo?

As estatísticas apontam que cresce cada vez mais o número de brasileiros infelizes no seu atual ambiente de trabalho. As razões podem ser muitas e diferentes, mas aquele sentimento de viver contando os dias para as férias, a agonia que dá ao perceber que a segunda-feira está chegando, isso é comum entre as pessoas que não estão mais felizes em suas carreiras.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, a cada 10 brasileiros, 9 não estão mais felizes em seu momento profissional atual. E mais: analisando 21 estados brasileiros, chegou-se à conclusão que 64% das pessoas gostaria de estar exercendo outra função para se sentires mais felizes e realizadas.

Se este cenário também se aplica a você, talvez este momento seja o ideal. De acordo com estudo realizado pela Dell, 85% das profissões deve ser extinta até 2030. No entanto, os números também nos trazem um bom prognóstico. Apenas 10% do que ocorre em nossas vidas você não pode controlar. Os outros 90% dependem apenas de você, segundo teoria do filósofo e escritor Stephen Covey.

Observando estes dados, é possível chegar a uma conclusão sólida. A tomada de decisão depende de uma única pessoa: você. Se você não se sente satisfeito em seu ambiente de trabalho, em sua ocupação exercida atualmente, pode ser que você precise de suporte de uma ferramenta desenvolvida para este tipo de situação.

 

Conheça a Trilha para a Jornada de Carreira

A Jornada de Carreira, muitas vezes inicia com alguma sensação de insatisfação com o momento profissional atual. Normalmente as pessoas não estão se sentindo desafiadas, ou os desafios estão exigindo demais. Algumas vezes os ritmos do trabalho e o ritmo pessoal estão desalinhados. Algumas pessoas cansadas de realizar o mesmo trabalho, pois já o realiza há muitos anos. Relações não saudáveis no ambiente de trabalho, também podem ser o gatilho para buscar uma mudança.

Esta mudança, muitas vezes vem acompanhada de uma pergunta:  O que posso fazer? Quais meus talentos e habilidades que consigo colocar à disposição do mundo?

 

Como a pergunta certa pode ajudar você neste momento?

As perguntas são poderosas no processo da Jornada de Carreira. Fazer uma boa pergunta, encontrar a pergunta assertiva, faz parte do processo e posso dizer quando ela vem, a força da liberdade também surge. As pessoas percebem que estão no caminho certo, sentem-se com força para tomar as decisões, a coragem para agir surge de forma maravilhosa.

 

Como a Jornada acontece

São em média 12 sessões, que olham para três dimensões: Passado, Presente e Futuro.

  • Passado

Na dimensão do passado, vamos entender quais habilidades e talentos. É o momento de tomar consciência das suas potencialidades e como elas se manifestam.

  • Presente

Na dimensão do presente, o processo olha para cenário atual, entende a pergunta e levanta as diversas possibilidades de ação.

  • Futuro

Na dimensão do futuro, o processo te leva para construção de um plano de ação, considerando as possibilidades e as potencialidades. O que é possível, como, quando?

 

Um plano de ação claro, factível e com forte potencial para atingir os objetivos propostos. Durante toda a Jornada, utilizamos ferramentas como Jogo da Transformação, FrameWorK Coaching, PeakPerformance, Análise Comportamental, entre outras, que apoiam o processo de forma leve, amorosa e libertadora.